Pesquisar

domingo, 25 de novembro de 2012

[Especial] - Dicas para você 'mergulhar no livro'!

Você está sentado confortavelmente?
O ambiente afeta a concentração na hora da leitura, enquanto a sensação física de conforto influencia nossa capacidade de reter informações. Se você estiver indisposto ou de baixo-astral, esses sentimentos ruins prejudicarão sua produtividade. Se, por outro lado, você estiver se sentindo feliz no seu ambiente de bem consigo mesmo, reagirá de forma positiva à leitura e à compreensão de novas informações. Por esse motivo, faça com que seu ambiente seja o mais estimulante e agradável possível. Não fique pensando em outros assuntos enquanto estiver lendo, tente se desligar do mundo e dos problemas, leia com atenção e se deixe mergulhar nas palavras!

A intensidade da luz
É sempre melhor ler ou estudar usando a luz diurna, natural. O ideal é que a mesa esteja perto de uma janela. A luz artificial, se necessária, deve se projetar por cima do ombro em oposição às suas mãos. A lâmpada tem que ser potente o bastante para iluminar o texto, mas não tão clara que provoque contraste com o resto do ambiente.

Conforto físico
O excesso de conforto físico é contraproducente porque você ficará tentado a dormir em vez de se concentrar. O ideal é que você fique se sentindo confortável de forma a não ficar como ficaria quando fosse dormir, achar uma posição confortável e um ambiente agradável que não distraia sua atenção e que seja o mais silencioso possível!

A distância entre os olhos e o texto
A distância natural entre os olhos e o texto é de cerca de 50cm. Desse modo, é mais fácil focalizar grupos de palavras, o que diminui a possibilidade de você forçar a vista ou ter dor de cabeça.

A postura
No caso de ler sentado, o ideal é manter os pés apoiados no chão. As costas devem estar retas, mas com uma ligeira curvatura para garantir apoio. Se você se sentar totalmente ereto ou de qualquer maneira, se cansará e forçará as costas. Tente segurar o material de leitura ou apoiá-lo em algo para que ele fique em pé, e não deitado.

Sentar-se com a postura correta proporciona diversos benefícios ao corpo:
O cérebro recebe o máximo de ar e sangue porque a traqueia, as veias e as artérias estão funcionando sem obstrução.
O fluxo de energia para a espinha é otimizado; o poder do cérebro, maximizado.
Se o corpo estiver alerta, o cérebro saberá que algo importante está acontecendo. Por outro lado, se você se sentar de maneira relaxada demais, estará dizendo à sua mente que é hora de dormir.
Os olhos poderão usar sua visão central e periférica.

Escolha o melhor horário
Todos nós temos altos e baixos de concentração e cada um de nós acaba descobrindo os horários do dia em que lê melhor ou em que se mantém mais atento e disposto. Há as “cotovias”, que se sentem mais entre 5 e 9h da manhã; as “corujas”, que são mais produtivas à tardinha e à noite; e há também quem prefira trabalhar no fim da manhã ou no início da tarde.

Muitos de nós permanecemos presos a um padrão de comportamento que desenvolvemos durante a época de estudante. Por isso, vale a pena experimentar um novo sistema.

Evite interrupções desnecessárias 
É importante evitar interrupções e as agitações externas quando você estiver lendo. Interrupções externas, como telefonemas ou distrações pessoais, são inimigas da concentração e do foco. 

Também faça intervalos durante a leitura, a cada 45 minutos, pare a leitura para fazer um lanche, lavar o rosto, alongar o corpo e fazer o que for necessário.

A Solução
Faça do seu ambiente de leitura um lugar “sagrado”, totalmente destinado a essa tarefa. Isso significa ter uma caixa postal ou uma secretária eletrônica para atender o telefone, ouvir um tipo de música que o ajude a se concentrar e manter o lugar livre de distrações (desligue o computador se não for usá-lo, para não ficar tentado a navegar na internet).

Você também trabalhará melhor se estiver gozando de boa saúde. Praticar exercícios aeróbicos com regularidade é excelente para manter o cérebro bem oxigenado e ter um corpo forte e saudável.

3 comentários:

  1. Gosto de silêncio para ler, mas consigo ler um livro e se concentrar em qualquer ambiente ou local, barulho em extremo não ajuda e prefiro locais com muita luz, e qualquer horário é hora para ler.

    abraços!

    Livro Nas Mãos
    http://livronasmaos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas! Tenho um super problema em relação ao silencio, e também quanto a se concentrar e não pensar mais em nada. Tento ao máximo me concentrar, mais as vezes é difícil.
    Um beijo!
    http://sonhando-com-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou das dicas, as vezes é difícil se concentrar mesmo, mas com dicas fica mais fácil! :D

      Excluir