Primeiro: Trace uma linha mestra. - Procure um lugar onde não será incomodado. É hora de sonhar; mentalize e escreva as principais idéias e cenas que pretende colocar no livro. Assim você irá construir a linha mestra do que acontecerá na sua obra.
Segundo: Cuide de seus personagens. - Crie os protagonistas e personagens da sua obra. Responda as seguintes perguntas para cada personagem: Qual é o nome completo do personagem? Qual a idade? Qual é o seu grande objetivo? De quê ele gosta? Quais coisas ele não gosta? Como foi o seu passado? Como são seus sentimentos? Como são seus pensamentos. Lembre-se quanto mais completa for a personalidade de seu personagem, mais convincente e cativante ele será.
Terceiro: Tenha em mente a evolução da história. - Você está contando uma parte da vida de seus personagens, assim tenha em mente que precisa haver uma evolução. Eles começam o livro em uma situação e no decorrer do livro eles devem evoluir para outra situação.
Quarto: Pense nos obstáculos que o protagonista irá enfrentar. - Lembre-se de que o protagonista deve enfrentar um antagonista. Esta trama pode assumir diversas formas: Luta entre o bem e o mau (ou mocinho e bandido), A luta pela sobrevivência, A luta interna entre estados de espírito conflitantes, etc.
Quinto: Use um linguagem objetiva, evite textos rebuscadas - Escreva sobre pessoas e sentimentos. Coisas do dia-a-dia, jeitos das pessoas de falar e de se expressar.
Sexto: Prefira frases curtas. - Use sempre frases curtas. Abuse dos diálogos. Coloque ritmo, como o rufar de tambores, como o bater do coração. Liberte a imaginação do leitor, faça ele viajar com você. Faça com que ele se envolva e visualize o universo que você está criando.
Sétimo: Leia e releia o seu texto. - Revise os parágrafos com carinho, reescreva e reestruture se for necessário. Peça para alguém, que entenda de gramática, para corrigir os possíveis erros. Peça opiniões das pessoas que são próximas a você. Escute os bons conselhos. Leia e releia o seu livro, faça alterações até ficar ótimo.
Oitavo: Projeta e divulgue a sua obra. - Registre a sua obra na Fundação Biblioteca Nacional. Envie para várias editoras. Evite os pensamentos pessimistas, acredite sempre na resposta positiva.
Nono: Mantenha o pensamento positivo. - Desenhe a capa do seu livro e a coloque num lugar onde você possa ver todos os dias. E, sempre que olhar para o desenho, tenha pensamentos positivos com relação ao seu livro. Mantenha em sua mente a imagem de sua obra nas livrarias. Imagine pessoas folheando o seu livro e carregando-o para o caixa. Imagine as pessoas felizes ao lerem o seu livro.
Décimo: E mais importante. - Nunca, jamais desista de seu sonho. Lembre-se só você pode definir se seu sonho irá se realizar ou não. Então escolha o sim.

Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAdorei as dicas rsrs ficou bem criativo o post.
ResponderExcluirThoughts-little-princess.blogspot.com
Obrigado pelo elogio e por comentar! :D
ExcluirMuito bacana esse post!
ResponderExcluirRealmente ótimas dicas para quem quer escrever e não sabe como começar!
Sucesso!
Beijos
http://www.plantaoonline.blogspot.com.br/
Que bom que gostou. Muito obrigado! :D
ExcluirAdorei as dicas!
ResponderExcluirTenho vontade de escrever um livro, e com suas dicas já sei como começar :)
beijos
livrosfilmesetal.blogspot.com.br
Que bom que as dicas foram úteis! :D
Excluiròtimas dicas. Tenho vontade, porém não sei se conseguiria kkkk
ResponderExcluirFico feliz que tenha gostado! Se você tem vontade de escrever um livro tente, quem sabe você vire a próxima J.K Rowling!
Excluir